sábado, 22 de setembro de 2007

A Origem dos ASTECAS

Segundo sua história tradicional, eles viviam em Aztlán (de onde vem o seu nome), que ficaria a noroeste do México e ao sul dos Estados Unidos. Alguns estudiosos acreditam que este país seria na verdade a lendária Atlântida. Sua língua era o nahuatl. As crônicas nativas os denominavam azteca chichimecas ("bárbaros de Aztlán"). Inicialmente era uma tribo guerreira, nômade e caçadora. Cobriam-se de peles e se abrigavam em cavernas.
Encontravam-se então fora do México, de sua civilização e de sua história, à margem dos outros povos mexicanos. Acredita-se que viveram nesta região antes de 1168 a.C. (queda da metrópole tolteca deTula).
Foi quando, incentivados pelas notícias da queda de Tula, e tendo à frente um chefe denominado Xolotl, começaram a sua marcha em direção ao antigo império tolteca. A etapa inicial desta imigração é denominada segundo a tradição como Chicomoztoc ("Sete Cavernas"), nítida alusão ao seu modo de vida naquela época. A marcha era guiada pelos sacerdotes ("carregadores de deus") que conduziam sobre os ombros a efígie do deus solar Uitzilopochtli (representado por um colibri). Acreditava-se que este deus falava em pessoa com os sacerdotes orientando desta forma a marcha. Nesta época a tribo era dividida em clãs. O governo era composto por um conselho de anciãos, chefes de clãs e chefes de família que se reuniam nas decisões mais importantes.

2 Comentários:

Às 3 de novembro de 2009 05:56 , Blogger francimayra disse...

to interessante por que fala dos astecas

 
Às 26 de março de 2011 11:24 , Blogger Ana Clara disse...

muito bom adorei!!

era o ke eu estava precisando!*--*

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Início